Saída de ‘Chaves’ da televisão mundial repercute no elenco da série
A notícia de que Chaves, Chapolin e Chespirito deixariam de ser transmitidos em todo o mundo causou alvoroço, mas não apenas entre os fanáticos. Parte do elenco se pronunciou através de postagens nas redes sociais ou em declarações à imprensa.
Florinda Meza
A atriz que deu alma à eterna Dona Florinda e que, por duas décadas, foi casada com Roberto Gómez Bolaños, foi a primeira a se pronunciar. Ela postou uma emocionada sequência em que ressalta a importância das séries, especialmente neste momento delicado para muitas pessoas.
O que eu acho? Ainda que eu não tenha nada a ver, porque inexplicavelmente não fui convocada às negociações, creio que justo agora, quando o mundo mais precisa de diversão, fazer isso é uma agressão contra as pessoas.
Além disso, vai contra seus próprios interesses comerciais, porque nesse momento queremos ver tudo aquilo que nos lembre um mundo que foi melhor. Chespirito já é um programa consagrado. É parte do DNA dos latinos, o levamos na memória genética.
Pretender eliminá-lo de uma vez é uma medida pouco inteligente. É triste comprovar como em sua própria casa, a que te deu milhões de dólares, é onde menos te valorizam.
Nunca pensei que aconteceria, mas pela primeira vez encontro uma razão para dizer: que bom que meu Rober não está neste mundo! Este ato incompreensível é um golpe em sua memória e o que ele mais respeitou: o público.
Talvez alguns executivos sem visão queiram apagá-lo, mas no coração e na memória dos bons que sempre o seguiram, estará mais vivo do que nunca. É verdade que sim?”
Maria Antonieta de las Nieves
Já a intérprete da Chiquinha e da Dona Neves postou um comentário em sua conta no Twitter, onde lamenta a decisão.
Quero dizer que lamento muito a decisão de deixar de transmitir o programa. Desconheço quais são os motivos. Agradeço aos fãs da série que, dia após dia, nos demonstram seu amor e gosto pelo nosso trabalho nele. Tomara que a vizinhança volte a ver sua luz na caixa mágica. Amo vocês.”
Édgar Vivar
Em entrevista ao repórter mexicano René Franco, o ‘Sr. Barriga’ afirmou que a Televisa não possui mais o direito de explorar as séries comercialmente.
É muito simples. Roberto Gómez Bolaños tinha um acordo em que o usufruto dos direitos de seus personagens e sua criação literária até 30 de julho deste ano, ou seja, cinco ou seis anos após a sua morte. No entanto, a Televisa não quis pagar pela renovação dos direitos, e Roberto Gomez Fernández, que seria o beneficiário…”
O ator aproveitou para comentar sobre o êxito comercial das séries e lamentou o fato de que seus colegas de elenco não tenham obtido maior proveito na divisão de lucros.
Olha, por um lado, penso que isto é bom. Porque vai dar a oportunidade de renegociar algo, um negocio, perdão pela redundância, que deu à Televisa muitos milhões de dólares. Muitíssimo, muitíssimo dinheiro. E, falo por mim, como intérprete e parte do programa, nós nunca vimos a maior parte deste dinheiro. Você sabe, a lei de direitos autorais é muito precária neste sentido.”