as pessoas boas devem amar seus inimigos. Seu Madruga

Séries

Los Supergenios de la Mesa Cuadrada

História do programa

No final da década de 1960, os programas do gênero "mesa redonda", onde intelectuais versavam sobre os mais variados temas, eram muito comuns no México e em outros países latinos.

Roberto Gómez Bolaños criou então, em um espaço de vinte minutos na grade semanal da TV TIM, um programa um tanto inusitado: ao invés de homens letrados, colocou profissionais decadentes e uma jovem apresentadora. E no lugar de uma mesa redonda, uma simples e improvisada mesa quadrada.

"Los Supergenios" seguia uma fórmula simples: entre quadros de humor com personagens bonachões, os apresentadores discutiam notícias polêmicas sobre personalidades artísticas, políticas e esportivas. Sempre com um toque de humor sarcástico, característico de todos os roteiros de Chespirito.

O programa que marcou a estreia de Roberto Gómez Bolaños como ator também foi o laboratório onde surgiram personagens que, em pouco tempo, viriam a ser consagrados como ícones mundiais do humor. No quadro principal do programa, tomavam forma o Doutor Chapatín, interpretado pelo próprio Chespirito, e o Professor Girafales, na pele de Rubén Aguirre.

Entre os "sketchs" do "mais melhor e menos pior programa cultural" - como era apresentado por Maria Antonieta de las Nieves - destaca-se logo no primeiro capítulo a aparição de um dos maiores sucessos da parceria entre Chespirito e Ramón Valdéz: o quadro dos ladrões Chómpiras e Peterete, posteriormente batizado como "Los Caquitos".

No quarto capítulo do programa, é apresentado um personagem que faria um sucesso ainda mais estrondoso: "El Chapulín Colorado". Nosso heroi favorito ainda não possuía todas as características com as quais normalmente o lembramos, mas já era um bocado atrapalhado e carismático a ponto de ganhar o carinho do público e passar a aparecer em praticamente todos os demais episódios de "Los Supergenios" a partir de então.

No final de sua primeira temporada, em 1970, a atração passa a se chamar "Chespirito y la Mesa Cuadrada", dando ênfase à atuação do protagonista. No ano seguinte, Bolaños consolida seu espaço na emissora e o programa passa a se chamar apenas Chespirito, reduzindo aos poucos o quadro da mesa quadrada.

Apesar do curto período de "Los Supergenios" no ar, é inegável que a atração ajudou Chespirito a moldar, com ajuda da versatilidade do ainda pequeno elenco, a personalidade de personagens icônicos como o Doutor Chapatín, o Chómpiras, o Professor Girafales, a Chiquinha e o Seu Madruga.

Personagens