Chaves

História do seriado (1972-1979)

O roteiro de “Chaves” teve origem em um esquete escrito por Roberto Gómez Bolaños em abril de 1972 para seu programa semanal Chespirito, onde eram exibidos quadros como Chapolin, Chómpiras e Dr. Chapatin.

Abertura de “El Chavo del Ocho”, enquanto ainda era um quadro do programa Chespirito. Imagem: Redrodução

As histórias de El Chavo del Ocho (“O Menino do Oito”), que narrava as aventuras e desventuras do menino órfão, esfomeado, de roupas gastas e gorro peculiar, tem esse nome porque suas primeiras exibições se deram na TV TIM – Televisión Independiente de México, mais conhecida como Canal 8. No Brasil, viria a tornar-se apenas “Chaves”, na brilhante adaptação dos Estúdios Maga.

Desde suas primeiras aparições, o menino do barril chamou a atenção do público e da imprensa mexicana, tornando-se, ao lado de Chapolin Colorado, a atração mais popular do programa Chespirito. Com a fusão do Canal 8 com o Telesistema Mexicano para formar a gigante Televisa, em 1973, ambos foram promovidos a seriado, com transmissão todas as segundas-feiras no horário nobre da grade da nova emissora.

Mesmo com diferenças significantes em relação à maioria dos episódios conhecidos, com figurinos e cenários ainda em definição, El Chavo del Ocho não tardou em conquistar novas terras, e logo chegou a vários países da América Latina, como Nicarágua, Guatemala, Porto Rico, República Dominicana e Equador. Estima-se que, já no segundo ano de exibição internacional, o programa era visto por 300 milhões de pessoas semanalmente, a maior audiência em termos absolutos para uma produção latino-americana.

Primeira aparição de Nhonho, Pópis e Godines foi no episódio “O festival da burrice”, de 1974. Imagem: Reprodução

Ainda no final de 1973, a série sofre seu primeiro desfalque: Maria Antonieta de las Nieves, a Chiquinha, deixa a vila para apresentar um programa de variedades na TV Azteca, chamado “Pimpa Pipiltzin”. Em abril de 1974, Pópis, Nhonho e Godinez apareceram pela primeira vez, cobrindo o espaço deixado pela filha do Seu Madruga. No ano seguinte, Maria Antonieta volta a integrar o elenco, mas as outras crianças já haviam ganhado o carinho do público e continuaram na série.

Outro personagem que marcou presença nessa época foi Malicha, interpretada por María Luisa Alcalá. A sobrinha de Seu Madruga ocupava um papel muito semelhante ao da Chiquinha, porém não permaneceu no elenco por muito tempo.

Comic “El Chavo del Ocho”: publicação alcançou mais de 90 edições e apareceu até mesmo no próprio seriado. Imagem: Reprodução.

No mesmo ano, começam a aparecer os primeiros produtos licenciados com a marca “El Chavo del Ocho”, como gibis, bonecos, roupas, lancheiras e álbuns de figurinhas. O sucesso comercial da série atingiria seu ápice no meio dos anos 1970, com artigos que hoje são cobiçados itens de coleção.

Em 1975, na terceira temporada da série, aparece pela primeira vez o segundo pátio. Boa parte de episódios icônicos como “A fonte dos desejos”, “O belo adormecido” e “O livro da Chiquinha” passaram-se no novo cenário.

Nos anos seguintes, os remakes aparecem em maior quantidade. Chespirito ficou conhecido por regravar roteiros já conhecidos com personagens ou situações diferentes, e com Chaves não foi diferente. Episódios como “A galinha da vizinha é mais gorda do que a minha” e “Os remédios do Quico”, ambos de 1975, são regravações de histórias criadas em 1973 e 1974, respectivamente.

No final de 1978 (sexta temporada da série), Carlos Villagrán, o Quico, decide sair do seriado para atuar na televisão venezuelana. Poucos meses depois, já em 1979, Ramón Valdez, o Seu Madruga, também receberia uma proposta para participar do mesmo seriado.

Restaurante da Dona Florinda: para suprir a ausência de ‘Quico’ e ‘Seu Madruga’, Chespirito apostou em um novo cenário. Imagem: Reprodução.

Nessa época, Chespirito criou o restaurante da Dona Florinda, onde os novos personagens Jaiminho, interpretado por Raul Padilla e Dona Neves, a bisavó da Chiquinha e interpretada pela mesma atriz, ganharam destaque.

A última transmissão de meia-hora de Chaves se deu em 1980, com “Antes um tanque funcionando que uma lavadora encrencada”. Como no princípio, Chaves voltou a integrar o novo Programa Chespirito, e foi apresentado desta forma até 1992.

Personagens

Principais

PersonagemAtor
ChavesChavo del 8Roberto Gómez
Bolaños
Seu MadrugaDón RamónRamón Valdez
QuicoQuicoCarlos Villagrán
Dona FlorindaDoña FlorindaFlorinda Meza
Sr. BarrigaSr. BarrigaÉdgar Vivar
Professor GirafalesProfesor JirafalesRubén Aguirre
Dona ClotildeDoña CleotildeAngelines Fernández
ChiquinhaChilindrinaMaria A. de las Nieves
JaiminhoJaimitoRaúl Padilla

Outros personagens

Galeria de imagens

Galeria completa de imagens

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *