10 respostas para as principais perguntas sobre Chaves fora do SBT

Mas, afinal, o que aconteceu?

Os direitos sobre as séries de Chespirito podem ser entendidos em duas dimensões: por um lado, as fitas originais pertencem à Televisa, enquanto os direitos sobre os roteiros escritos por Roberto Gómez Bolaños, bem como as marcas relacionadas aos personagens são do Grupo Chespirito. Um desentendimento entre as duas empresas, provavelmente por questões financeiras, impediu que as emissoras que transmitiam Chaves, Chapolin e Chespirito continuassem as exibições.

As partes envolvidas já se pronunciaram?

Até o momento, apenas os herdeiros de Bolaños, que administram o Grupo Chespirito, emitiram declarações. Roberto Gómez Fernández postou: “Mesmo que tristes pela decisão, eu e minha família esperamos que Chespirito esteja logo nas telas do mundo. Continuaremos insistindo, e tenho certeza que conseguiremos.” A Televisa continua em silêncio.

Chaves voltará a ser transmitido pelo SBT?

Pode ser que sim, pode ser que não… O mais provável é: quem sabe? Nós, fãs, torcemos para que as empresas consigam chegar a um acordo o mais rápido possível, de forma que as séries estejam disponíveis para negociação não somente com o SBT, mas também com outros canais.

Este bloqueio ocorreu somente no Brasil?

Não. Desde a última sexta-feira (31), nenhuma emissora de televisão no mundo está autorizada a transmitir as séries. Além do SBT, o Canal de las Estrellas (México), AméricaTV (Peru), Caracol (Colômbia), Galavisión (Estados Unidos) são exemplos de teles que foram surpreendidas pela notificação da Televisa e deixaram de transmitir “CH” repentinamente.

E quanto às outras séries? Poderão ser exibidas?

O imbróglio envolve também o Chapolin Colorado e o programa Chespirito (aqui, conhecido como Clube do Chaves). No momento, apenas o desenho animado do Chaves pode ser transmitido.

Como ficam as plataformas de streaming?

A Amazon Prime Video, que possuía em seu catálogo 221 episódios de Chaves, 122 do Chapolin Colorado, além de 70 programas Chespirito completos, também está proibida de transmitir os seriados até que a situação se resolva. No Youtube, os canais oficiais também estão zerados.

Então, onde posso assistir Chaves?

Embora os canais oficiais das séries no Youtube também tenham sido afetados, postagens esparsas feitas por fãs ainda estão disponíveis. Não se sabe, no entanto, por quanto tempo.

Como foi a última transmissão de Chaves no SBT?

O último episódio exibido foi Confusão no Cabeleireiro (1976). O noticiário noturno SBT Brasil encerrou sua transmissão com a notícia da pausa nas exibições e o emocionante clipe “Boa Noite, Vizinhança”.

YouTube player

O que posso fazer para que as séries voltem à televisão?

Um manifesto lançado em conjunto pelas maiores comunidades de fãs de Chespirito na internet lançou uma petição que pede pela volta de CH às telinhas. Você pode assinar aqui.

Quais são os possíveis desfechos desta história?

O melhor cenário é onde as empresas envolvidas entrem em um acordo e as séries possam voltar a ser negociadas com emissoras de todo o mundo, além de plataformas de streaming, como Prime Video, Netflix e Youtube. No entanto, não é impossível, embora improvável, que a disputa se arraste, inclusive na esfera judicial, deixando Chaves, Chapolin Colorado e Chespirito no limbo por um grande período.

Por enquanto, nos resta pedir: #VoltaCH.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *