as pessoas boas devem amar seus inimigos. Seu Madruga

Dublagem

Marcelo Gastaldi

Marcelo Gastaldi, a voz de Chaves e Chapolin no BrasilMarcelo Gastaldi Júnior foi o primeiro dublador de Roberto Gómez Bolaños no Brasil, dando voz aos personagens Chaves e Chapolin Colorado entre 1984 e 1992, além de narrar as aberturas dos episódios.

Nasceu em 20 de outubro de 1945. Foi membro do quarteto paulistano Os Iguais, ao lado de Antonio Marcos, Appolo Mori e Mario Lúcio de Freitas – este, posteriormente, tornou-se reconhecido produtor artístico, tendo entre seus trabalhos a concepção da abertura do programa e a composição do tema ‘Aí Vem o Chaves’.

Gastaldi iniciou sua carreira de dublador em meados dos anos 60 no estúdio AIC, dando voz a personagens como Carlos (‘A Noviça Voadora’), Michael Nesmith (‘Os Monkees’) e o vilão Traça (‘Batman’).

Entre os anos 80 e 90, foi diretor da cooperativa Maga Produções Artísticas, responsável pela dublagem e adaptação de programas – como Chaves – e filmes estrangeiros para a TVS.

Em 1991, idealizou a série Feroz e Mau-Mau, atuando em um episódio piloto ao lado de Carlos Seidl, Osmiro Campos e Mário Lúcio de Freitas. O SBT, no entanto, não teria aceitado as condições impostas por Gastaldi para financiar a produção, e o projeto não foi adiante.

Faleceu em 3 agosto de 1995.


Outros trabalhos

Como dublador


Wada
em Spectremen
'Snoopy'
Charlie Brown
'A Noviça Voadora'
Carlos
'Batman'
Traça
'O Super-Heroi Americano'
Ralph
'Os Monkees'
Michael Nesmith

Como ator


Mau-Mau
em Feroz e Mau-Mau